Não encontrou o que precisa? Pesquise Aqui!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Espírito Santo e os seus Ministérios






No estudo em questão, vamos ver como o Espírito Santo atua no crente preparando-o para a vida futura. Hoje vamos aprender como o Espírito Santo nos habilita a viver aqui na terra, uma vez que isso resulta tanto na nossa felicidade e dos nossos semelhantes como na glória de Deus.

Os diferentes ministérios desempenhados pelo Espírito Santo em nosso favor constituem provas irrefutáveis de que Ele é uma pessoa divina e não uma influência, como alguns pensam e ensinam. Os seus ministérios o identificam como consolador

Você, certamente, teria como um grande privilégio ver o Senhor Jesus. Seria mesmo muito comovedor conhecer a Cristo pessoalmente, ouvir a sua pregação, vê-lo fazer milagres e ter o prazer de acompanhá-lo. Para os Seus seguidores, Jesus era: um professor, um Guia um Ajudador em todas as circunstâncias; No entanto, hoje também temos estas mesmas prerrogativas, pois, estes encargos ficaram com o outro consolador,que é o Espírito Santo. joão: 14:16 e eu rogarei ao pai e ele vos Dara outra consolador...!

O Espírito Santo habita no crente

Quando Jesus prometeu aos Seus discípulos enviar-lhes outro consolador, referia-se ao fato de que Ele mesmo tinha sido para eles um consolador, mas, que iria para o pai (João 14: 28) o lugar de onde ele estava antes da fundação do mundo, (João 17:5) Então Jesus ensinou que o Espírito Santo seria para os discípulos o que Ele, tinha sido em pessoa com uma vantagem, que destacou ao dizer: E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco (João: 14: 16)

Podemos entender então que:

- Deus revela Seu desejo pela companhia do Homem vimos isto através das escrituras, fomos criados conforme sua imagem e semelhança (Genesis 1: 26). Seu coração de infinito amor, só se satisfaz quando lhe é possível habitar e viver com o homem, Sua criatura predileta. Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. (Is 57: 15) – (I reis 6: 13) e habitarei no meio dos filhos de Israel e não desampararei o meu povo de Israel

- O coração, morada do Espírito Santo, Cristo, por Sua obra redentora, purificando-nos dos nossos pecados, tornou possível a habitação de Deus em nossos corações. Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? I Coríntios 3: 16


O Espírito Santo - O Mestre

Jesus falou do Espírito Santo e disse: Ele vos ensinará todas as cousas (João 14:26 – 16: 13) e vos guiará em toda a verdade, O Espírito Santo é o maior professor deste mundo. Enquanto esteve Jesus aqui na terra, foi o nosso grande mestre. Hoje, o Espírito Santo ocupa o seu lugar ensinando milhões de discípulos.

- O Espírito Santo revela verdades novas, Ele não nos apresenta seus ensinamentos simplesmente em forma de exposição da verdade, mas de revelação de verdades novas, bem como iluminação de verdades já reveladas. Por falta desta ação do Espírito, nas vidas dos que o negligenciam, muitas verdades preciosas são desconhecidas ou não merecem grande atenção de alguns estudantes da Bíblia. O Espírito Santo ensina, abrindo a Palavra às nossas mentes e aos nossos corações.

- O Espírito Santo ensina através dos Ministros de Deus, é faltosa e prejudicial a crença dos que julgam que o Espírito Santo só fala ao crente ou só se revela através de profecias. O Espírito Santo também ensina de modo especial, por intermédio do ministério daqueles que Deus deu à Igreja para cumprirem o ofício de mestres. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto- ele subiu- que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo? (Ef: 4: 8,12 )


O Espírito Santo - O Líder e o Guia

Vamos atentar para três pontos básicos os quais as pessoas são guiadas pelo Espírito Santo: João 16:13 ele vos guiará

Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus ( Rm 8:14 ). Em outras palavras, todos os que são filhos de Deus, são guiados ou se deixam guiar pelo espírito de Deus.

O Espírito Santo guia mediante a existência de vida espiritual naquele que é guiado. O Espírito não tenta guiar um cadáver espiritual, uma alma morta no pecado. Só a liderança do Espírito Santo é capaz de nos guiar nos caminhos da santa vontade de Deus, e nos fazer viver de acordo com o padrão divino.

O homem insubmisso e exaltado é um escravo de si mesmo. O Espírito Santo guia-nos, libertando-nos de nós mesmos, ou seja, da confiança em nossa justiça, nossas obras e forças próprias, mas divorciar-nos desse princípio de confiança própria é trabalho de uma vida. Só o Espírito divino pode libertar-nos desse instinto de auto-suficiência, em suas várias formas. Quando somos guiados pelo Espírito Santo, somos salvos do desespero procedente do nosso estado pessoal pecaminoso. Quando não damos inteira oportunidade ao Espírito Santo, continuamos, ainda, sob opressiva e humilhante servidão, por isso, não somos suficientemente guiados para nos livrarmos de nós mesmos.


O Espírito Santo conforta os crentes

Da Igreja primitiva está escrito que: ... no, conforto do Espírito Santo, ela paz e era edificada e se multiplicava (Atos 9: 31)
Entre as maneiras como o Espírito Santo conforta os crentes, destacamos a seguinte:

O Espírito Santo conforta como advogado
Jesus usou o termo mais expressivo, ao anunciar a vinda do Espírito Santo, a quem deu o título de consolador. Você já estudou que esta palavra que no grego é parácleto, pode também ser traduzida por advogado.
O Espírito Santo é tudo isto para o crente. Pensemos em tudo o que um bom advogado deve fazer pelo seu constituinte.

Encoraja a esperar o sucesso O Espírito Santo nos encoraja a esperar o maior sucesso e a conclusão satisfatória desta bendita causa. Isto faz parte do ministério do Espírito Santo

Avisa e aconselha O advogado orienta ao seu cliente quanto à maneira como deve agir e o que deve dizer. Previne o seu constituinte quanto às táticas e astúcias do seu opositor. É isto que o Espírito Santo também faz. Se o diabo é o nosso opositor, Ele é o nosso advogado.

Toma providências oportunas Certifica-se de haver feito todas as coisas ao seu alcance para ganhar a causa do seu cliente. Finalmente, vai à tribunal e fala em favor dele e em sua defesa. O Espírito Santo também o faz. Jesus disse com referência as nossas lutas: Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer (Lucas 12: 12)


O Espírito Santo ajuda-nos em nossas fraquezas

A oração é o meio eficaz para nos comunicarmos com o céu ou seja, nos leva junto ao trono da graça (Hebreus 4:16), Romanos 8: 26 diz: que nós não sabemos pedir como convém, mas o Espírito Santo ajuda-nos em nossas orações
É o Espírito Santo que nos inspira quando entramos em oração. É muito comum ouvirmos pessoas adultas, de boa instrução, orar com dificuldade. Isso acontece com pessoas pobres de espiritualidade.
Judas escreve: Vós, porém, amados...orando no Espírito, guardai-vos no amor de Deus. (Judas 20: 21). Sem a inspiração do Espírito Santo, não há oração eficaz.

A nossa vontade, quando não influenciada pelo Espírito Santo, sempre se manifesta marcada de imperfeições humanas e egoísmo, auto-suficiência e outras coisas que impedem que as nossas orações sejam respondidas I Pedro 3:7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações, Se estamos seguros de estarmos na vontade de Deus, isto nos trará grande confiança. È trágico o fato de que muitos irmãos o ignoram e não sabem aproveitar-se de Sua indispensável ajuda, inspirado pelo espírito Paulo diz em Gálatas 5: 16 andai em espírito e não cumprireis as cobiças da carne


O Espírito Santo e seu fruto no crente

Não poderíamos fazer um estudo apropriado do Espírito Santo, na vida do crente, sem dar atenção ao seu fruto. No passado, antes do grande avivamento pentecostal, se dava muita ênfase ao fruto do Espírito, enquanto que os dons eram ignorados. Para combater este desequilíbrio, os pentecostais começaram a enfatizar os dons e quase a ignorar o fruto do Espírito. Este desequilíbrio estava também em desacordo com as Escrituras.
Os dons do Espírito não poderão ser exercidos legitimamente, e através da vida dum crente que não manifesta o fruto do Espírito, evidenciado através das virtudes, que são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Gálatas 5: 22

O amor: é a maior das virtudes do fruto do Espírito. Este amor não é o amor natural. É muito mais do que isso, é fácil amar àqueles que nos amam. Mas, o amor, do Espírito, é um amor que tem sua origem em Deus, e é dado ao crente que verdadeiramente procura seguir as pisadas de Cristo, e se empenha por adquirir a Sua semelhança.

Alegria significa: contentamento, gozo, tranqüilidade. Esta alegria não tem a sua origem no que é natural, nem é derivado das circunstâncias. Esta alegria é constante, e faz o coração elevar-se em exultação a Deus, mesmo em meio a tristezas e mágoas. Suas raízes estão em Deus e nos vem como resultado de nossa obediência aos mandamentos divinos.

Paz: Somente aquele que aceita a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, encontrará paz eterna, pois ele é o Príncipe da Paz, (Isaías 9; 6 ). Jesus disse: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (João 14: 27).

Longanimidade: É uma santa capacidade de esperar que Deus a seu tempo agirá em defesa da justiça do seu povo Salmos 43:1

Benignidade e Bondade: Ambas as palavras têm sentido aparentes. Tanto benignidade como bondade falam da capacidade de se identificar com pessoas em suas alegrias e tristezas. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram ( Romanos 12:15).

Fidelidade: Aquele que é fiel a uma pessoa ou a uma causa é uma pessoa que se manterá fiel até a morte. Isto é o que significa ser fiel e leal a Cristo. Fidelidade de Deus com os homens Abraão e Josué. Gênese 12: 1,3 – Josué: 1: 5,6

Mansidão: É humildade primeiramente diante de Deus e em segundo lugar, diante dos homens. O segredo da conquista da humildade é reconhecer que nós, juntamente com os demais homens, somos culpados diante de Deus, e por isso mesmo carente da sua misericórdia e perdão.

Domínio próprio: Jesus foi um exemplo perfeito de domínio próprio. Ele ficou irado e expulsou os cambistas para fora do templo em Jerusalém, mas Ele não perdeu o equilíbrio e controle sobre o Seu espírito. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; (Efésios 4: 26 ) e também: Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade. (Provérbios 16: 32)


Por fcss
IPJU –RO PVH

Nenhum comentário:

Postar um comentário